Talvez você acredite que, ainda hoje, o melhor marketing para seu negócio seja o boca a boca, o famoso marketing antigo, e você não está tão errado assim.
Acontece que o boca a boca atual é feito pelo digital: alguém te indica a melhor loja ou profissional da cidade, e manda a rede social instantaneamente, concorda? Dessa forma, caso seu Marketing Digital não esteja satisfatório, a confiança da indicação poderá ser quebrada.
Exatamente por isso que a presença no digital é algo que todo negócio deve considerar. Mesmo as pequenas empresas devem estar conectadas e com foco na comunicação online, pois na maioria das vezes os novos clientes virão de lá.
Se você ainda se sente um pouco perdido(a) nesse mundo, que é cheio de informações, além das constantes mudanças e inovações, então você precisa se atentar aos 7 principais elementos do Marketing Digital atual.
1. O comportamento do consumidor atual
A mudança no comportamento do consumidor atual ocorre na mesma velocidade que surgem novos produtos, negócios e jeitos de comercializar.
A experiência do cliente no online é o ponto alto para o primeiro encantamento. Com isso, o marketing digital ganha mais força, entendendo os valores que conectam com cada público, como alinhar o consumo sustentável, que é valorizado hoje, com a lógica da necessidade de vendas para cada negócio, além de quais narrativas engajam e trazem uma ancoragem emocional.
Além da valorização pela evolução e segmentação das tecnologias, o comportamento do consumidor na era do marketing digital também valida a humanização das marcas e soluções dos seus problemas, mas sempre esperando que cada mercado invista e capacite seus colaboradores para que saibam exercer sua influência sobre o que vendem.
2. Marketing de influência
Podemos até dizer que o Marketing de Influência é uma extensão do entendimento do comportamento do consumidor, já que comprar baseado em dicas ou comportamentos de influenciadores digitais, que hoje têm esse modelo de negócio como uma profissão, é uma grande tendência do mercado, valorizada pelo marketing digital, e que promete permanecer por longos anos.
A maneira mais fácil de definir esta questão é relacionando ela com a compra por impulso. A portabilidade e acessibilidade do mundo das ofertas e lojas digitais para ser atrativo, devem ser super rápidas, ou seja, são micro-momentos.
3. Conteúdo é rei
A partir da análise das motivações de compra online, o marketing de conteúdo se integra na estratégia do marketing digital definindo a forma de crescimento do tráfego orgânico, planejando e executando todo funil que fará o novo consumidor escorregar até a venda, além de ampliar a consciência de marca.
O conteúdo é capaz de gerar conexão com a audiência, permitindo identificação com determinada marca, e podendo inclusive reduzir o trajeto da jornada de compra.
Toda estratégia de marketing digital incentiva ainda mais pelo algoritmo da rede escolhida para cada conteúdo, que impulsiona àquele que apresenta maior identificação com determinado perfil de audiência, tornando capaz a redução de custos e ampliando a taxa de conversão.
4. Humanização das marcas
A definição de marca para os marqueteiros de plantão mudou. Uma vez que a marca apenas se referia a imprimir cartões de visita, ter um site com a logo bem grande e criar uma boa impressão na fachada da empresa.
Agora, no marketing digital, uma marca precisa ampliar sua reputação, ser humanizada para engajar e criar uma relação de confiança com a audiência, mostrar preocupação e investimento na capacitação de quem a representa e interage com seu público.
Seja no ambiente online ou offline, relações geram conexões, e esse é um fator de extrema importância no digital, apesar de toda evolução tecnológica. Portanto, um bom produto com ligação a um bom serviço, certamente será visto com um diferencial competitivo no momento da escolha.
5. Jornada de compra x tráfego pago
De acordo com Edward James (CEO do Go Up), antes o SEO era mensurado pela quantidade de tráfego que se tinha em um site. Assim os marqueteiros digitais fizeram sua fama fazendo as pessoas entrarem porta à dentro de uma empresa.
Resumindo bem, o que acontecia depois que a pessoa entrava no site não era levado em conta. Mas agora as responsabilidades dos profissionais do marketing digital levaram o conceito de relacionamento com o cliente a um novo nível.
Percebeu-se que vai além de fazer o cliente entrar porta à dentro, é monitorar a maneira que ele pensa e como se comporta durante o processo inteiro da decisão de compra.
O maior desafio do profissional de marketing digital não é concentrar as ações nos passos decisivos de compra do cliente. Mas sim fazer com que a experiência de compra deste cliente seja tão boa que ele volte a comprar novamente e indique este produto ou serviço nas redes sociais. ( leia mais sobre moeda social aqui).
6. A estratégia encurta caminhos
Basta dar uma olhada rápida nos comerciais de TV. Você vai perceber que as empresas estão não somente ofertando seus produtos, mas também trazendo facilidades e praticidades na jornada de compra pelo digital.
Um crossover do marketing tradicional que fala com o público de massa, com uma estratégia de marketing digital bem desenhada, que segmenta e encurta caminhos quando esse cliente é levado para o ambiente online.
7. Tempo de tela x tempo de vídeo
O aumento no tempo de tela da população não significa disponibilidade para assistir vídeos longos.
Sim, as transmissões ao vivo estão crescendo cada vez mais nas redes sociais. E sabe por quê? Porque os vídeos conectam mais. Porém, a quantidade de usuários que assistem vídeos inteiros é inversamente proporcional. Isso destaca a estratégia do marketing digital para cortes que podem ser, inclusive, transformados em Reels ou TikTok.
Muitas empresas não deram a devida atenção às transmissões ao vivo no período da pandemia, que havia essa disponibilidade. E não estão entendendo a importância dos vídeos mais curtos nesse momento.
Se você pensa assim, nunca subestime a vontade de um cliente de ver o que acontece nos seus bastidores. O marketing digital está sendo mais interativo do que nunca. E parte desta evolução vem do fervilhar de vídeos que aumentam a cada dia em todas as redes sociais.
O marketing digital não é algo banal para ser ignorado, e sim para ser visto como grande aliado para alcançar e manter o sucesso do seu negócio.