5 formas de reciclagem de conteúdo
Reaproveitar conteúdo é uma estratégia inteligente para aumentar o alcance da sua mensagem. Se você anda com dificuldades em criar novos posts – ou mesmo não sabe que assunto abordar em um vídeo – que tal olhar para aquilo que você já fez?
No artigo de hoje, você vai aprender:
- Como reciclar conteúdo usado na mesma rede social;
- Como usar um conteúdo de blog em diferentes plataformas;
- Como aproveitar seus vídeos para diferentes redes.
Além de ganhar em produtividade, reaproveitar conteúdo faz com que as suas mensagens alcancem o máximo de pessoas possíveis. Quer saber como?
1) Atualize conteúdos já postados
Imagine que você quer mostrar aos seus seguidores um estudo científico relacionado aos benefícios do kefir. Mas você já fez um post sobre o assunto há algum tempo.
Sem problemas! Adicione apenas a parte sobre o estudo ao mesmo conteúdo.
Além de ganhar em produtividade, você demonstra preocupação em entregar conteúdos atualizados e ganha o reconhecimento quando aquilo que já foi dito foi chancelado por um estudo.
2) Faça repost
Sabe aquele post que você fez há dois anos e fez sucesso? Vale a pena repeti-lo! Lembre-se que os seus novos seguidores não tiveram contato com esse post, afinal, já faz muito tempo. Caso prefira, pode trocar a imagem ou adaptar o texto.
Leia também: Como fazer marketing para a área da saúde?
3) Transforme posts blogs em outros formatos de conteúdos e vice-versa
Se você trabalha um conteúdo de forma exclusiva para seu blog, que tal transformá-lo em um post para Linkedin? Ou até mesmo unir alguns artigos para produzir um ebook?
São diversas transformações possíveis reaproveitando conteúdos, dentre elas podemos trabalhar com e-mail marketing, ou atingir outras redes sociais de forma prática, seja através de um infográfico ou um carrossel que resuma o assunto, acompanhado de imagens bacanas para o post.
Ah, não esqueça de colocar os seus posts de blogs nas redes sociais, viu? Afinal, isso aumenta a visibilidade do seu site, o número de acessos e demonstra que você é uma referência na sua área.
4) Faça vídeos com os assuntos em alta
Se você percebe que um post do seu Instagram ou Facebook fez mais sucesso que o normal, que tal abordar o mesmo tema em um vídeo? Você já sabe que é um assunto bastante interessante para a sua audiência, então, vale a pena explorar em outros formatos.
O vídeo também traz a possibilidade de capturar o áudio para plataformas como Spotify.
Além disso, após fazer o vídeo, também vale a pena reaproveitar o conteúdo e transformar em post de blog.
5) Distribua seus vídeos em diversas plataformas
Os cortes de vídeos, aqueles famosos trechos sem ter o formato com início, meio e fim, trazendo uma reflexão ou ideia solta, é um estilo de conteúdo em alta que costuma dar certo.
Pensando assim, os vídeos do YouTube costumam ser mais extensos e com abordagens complexas. Que tal dividi-los e criar vários cortes?
Em um vídeo com “7 dicas para cabelos saudáveis”, você pode pegar cada dica como tema único de conteúdo e transformar em 7 cortes / reels diferentes.
Se você não tem vídeos no YouTube, mas dá palestras, que tal pedir para alguém gravar e aproveitar seu conteúdo dessa maneira? É uma excelente forma de reaproveitar seu conteúdo.
O mesmo modelo também pode ser aplicado em vídeos de podcasts que você participou, retirando trechos de falas que sejam interessantes para sua audiência.
Por fim, espero que essas dicas para reciclar conteúdo de forma fácil ajudem você.
Para saber essa e outras maneiras de trabalhar bem o conteúdo da sua marca, convido você a conhecer meu curso
Nele, eu ensino a fazer conteúdos que fazem seus clientes se apaixonarem – e claro, comprarem de você.