Quem não sonha em viralizar no Instagram, não é mesmo? Mas para isso, mais que likes e comentários, é preciso criar um conteúdo compartilhável.
Se muitas pessoas compartilham seu conteúdo, significa que ele contém muito valor e está alinhado aos desejos e necessidades do seu público-alvo.
Dessa forma, outras métricas ganham importância, como o salvamento do conteúdo no Instagram.
Quando alguém compartilha, mostra que seu conteúdo é relevante e permitirá que mais pessoas o vejam. Por sua vez, quando alguém salva seu conteúdo, também entende-se que seu conteúdo tem tanto valor, que a pessoa o salvou para que ele possa ser visto novamente.
E isso é o que realmente se chama de engajamento. De nada adianta você ter muitos likes e comentários, mas seu conteúdo não ser compartilhado.
Mas como criar conteúdo “viralizável”?
É sobre isso que abordo no artigo de hoje. Vamos conferir?
O que faz uma pessoa compartilhar conteúdo?
Antes de aprender a viralizar um conteúdo, é preciso entender o que faz as pessoas compartilharem, não é mesmo?
Mas qual é esse gatilho que leva as pessoas a apertarem naquele aviãozinho?
Os conteúdos viralizados são aqueles que fazem as pessoas sentirem alguma coisa, seja positiva ou negativa. E isso foi comprovado cientificamente por meio de um estudo publicado em 2012 por Berger e Milkman.
Eles sugerem que sentir medo, raiva ou diversão leva as pessoas a compartilharem conteúdos. Esses tipos de emoções são caracterizados por gerarem impulsos fisiológicos de excitação que acabam levando à ação.
Ou seja, quando as pessoas se emocionam, aquela informação que você passou se torna muito relevante para ela. Aquilo que nos emociona, que nos faz sentir alguma coisa, seja algo bom ou ruim, é o que gravamos na memória e que dividimos com outras pessoas por meio do compartilhamento.
Por exemplo, se prepararmos um conteúdo com uma história emocionante, mesmo que triste, é bem provável que você tenha altos índices de compartilhamento. O mesmo vai acontecer se você entregar uma piada, algo engraçado. Ele também tem grandes chances de ter alto índice de compartilhamento.
Ao acharmos algo engraçado, nosso organismo produz uma sensação boa. Quando rimos, transmutamos, ficamos leves e felizes. E gargalhar promove a secreção de neurotransmissores que nos fazem sentir uma sensação de bem-estar.
Quando sentimos essa alegria, gargalhamos, gostamos de fazer isso com nossos amigos, ao invés de termos esse sentimento sozinhos. E aí que compartilhamos os conteúdos que provocam essa sensação.
Ajude as pessoas
Outra forma de viralizar um conteúdo no Instagram são aqueles que ajudam as pessoas. Quando damos uma dica, e essa dica ajuda muito essa pessoa, ela irá querer mostrar essa “descoberta” para outras pessoas também.
Ela vai querer transmitir isso à audiência que está na sua rede. E quando você dá dicas e um grupo de pessoas compartilha esse conteúdo, é alta a probabilidade de que essas pessoas sejam sua persona.
Logo, esse grupo de pessoas têm alta probabilidade de comprar seu produto ou serviço, que é o que realmente interessa na sua estratégia de marketing para o Instagram.
Motive sua rede
Outro conteúdo bastante compartilhável são os motivacionais. Por exemplo, quando postamos uma frase motivacional, um conteúdo que gera identificação ou inspira as pessoas a tomarem uma atitude, a compreenderem mais sobre elas e o mundo que elas vivem, também tende a ser mais compartilhável.
Dizer que frase motivacional já encheu o saco é relativo. Há aquelas já batidas realmente, mas quando você cria um conteúdo com uma frase de impacto, que inspira quem a lê, isso continua valendo e é altamente compartilhável.
Faça Collabs
A possibilidade de fazer conteúdo colaborativo no Instagram é um dos recursos mais recentes da plataforma que amplia o alcance da publicação. Isso acontece pelo fato de duas audiências terem impacto ao mesmo tempo, e pela mesma publicação.
Mas para perceber êxito nesse tipo de post, é interessante identificar parceiros que tenham um perfil complementar ao seu, ou que trabalhem com a mesma persona e não seja necessariamente seu concorrente.
Ahh, e mais uma informação valiosa: prefira sempre postar pelo Instagram de quem tem a maior audiência e colaborar com o perfil menor. Isso se deve ao fato do algoritmo usar como base a audiência do “perfil mãe” daquele conteúdo.
Busque ajuda da plataforma
Isso mesmo, o próprio Insta está disposto a ajudar seu conteúdo viralizar com dois mecanismos, quando bem utilizados:
- 1. Músicas em alta: sabendo identificar as músicas que estão em alta, ou seja, que estão bombando, você pode utilizar no seu post e aparecer na lista dos conteúdos que utilizaram aquele determinado som, ampliando as chances de ser visto, e de maior engajamento com pessoas que não te seguem.
- 2. Remix: esse formato permite que você utilize o conteúdo de outras pessoas, fazendo um dueto, seja para comentar sobre o assunto do post ou imitar, enfim, uma nova forma de interação que o algoritmo tem interesse de expandir o alcance.
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Vá viralizar seu conteúdo
Espero que esse artigo tenha sido bastante útil para sua estratégia de marketing. E que com ele você comece a viralizar conteúdos cada vez mais nas redes sociais, seja nas suas próprias ou nas quais você gerencia.
Mas é importante deixar claro que você não precisa mudar toda sua estratégia. Ao contrário, aplique esses conceitos que passei acima e também vá analisando as métricas e os formatos de conteúdo para entender qual tem maior alcance, e qual traz mais engajamento com sua audiência.
Dessa forma, você consegue direcionar melhor aquilo que cria e passa a ter mais assertividade em sua estratégia. Ou seja, em médio prazo verá seu número de seguidores aumentar exponencialmente.
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