Na produção de conteúdo, o uso de material científico pode representar um grande diferencial competitivo no posicionamento do expert.
Ou seja, produzir um bom conteúdo, embasado em artigos científicos e novas pesquisas, contribui para trazer informações atualizadas e relevantes para a audiência.
Mas é claro que é importante também comunicar essas informações de forma clara e acessível para quem nos segue. Por isso, pense bem, usar termos técnicos e desconhecidos pode gerar mais dúvidas, e esse não é nosso objetivo.
No artigo abaixo, explico como o uso de materiais científicos pode ser benéfico para uma estratégia de produção de conteúdo, e como tornar isso entendível para sua audiência. Bora conferir?
Importância da produção de conteúdo
O papel da equipe de marketing mudou drasticamente nos últimos anos. Hoje, espera-se profissionais especialistas, que sejam estrategistas, analistas de dados, criadores de conteúdo, designers, desenvolvedores, especialistas em SEO, entre outros, necessários para o planejamento e execução de uma boa estratégia.
Não é de se admirar que a maioria das agências se esforce para encontrar tempo para a criação de conteúdo. O problema nisso é que o marketing de conteúdo é, e sempre foi, a base de qualquer estratégia de marketing.
Se você não tem conteúdo, não pode gerar leads, não tem material para mídia social, não está respondendo às perguntas do seu público-alvo e, consequentemente, perderá espaço nas plataformas digitais.
A forma de reverter isso é investir na produção de um conteúdo, segmentado para suas personas, e de qualidade.
Na Like Marketing, eu e minha equipe somos especialistas no atendimento de profissionais da área da saúde, que tem grande parte do seu conteúdo embasado nos materiais científicos.
Afinal de contas, quando se trata de saúde, é necessário considerar sempre as pesquisas e estudos atuais que embasam tratamentos, uso de suplementos, abordagens médicas, entre outras.
E quando um expert usa conteúdo científico no seu material, ele também transmite mais credibilidade à sua audiência. Afinal, mostra que não está apenas “falando da boca para fora”: há um estudo por trás daquilo que diz.
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Uma linguagem clara
Partindo dessa abordagem, na produção de conteúdo com fundo científico, o primeiro passo é encontrar estudos e pesquisas relacionadas ao tema abordado.
E aí uma das principais ferramentas é o Google Scholar, que é uma ferramenta fantástica para se encontrar estudos e pesquisas científicas sobre determinado tema.
Encontrado o artigo ou pesquisa, cabe ao produtor de conteúdo ler o material e extrair dele as principais informações. Elas serão úteis no material a ser desenvolvido.
Muito mais que jogar citações científicas, números, percentuais e termos técnicos, é preciso transcrever essas informações para uma linguagem que a audiência compreenda facilmente.
Dessa forma, independente de quem esteja lendo seu post, conseguirá compreender o que está escrito e assimilar as informações.
Traga sempre as fontes
Mas é claro que não basta apenas trazer as informações de forma genérica. Dizer que tal estudo descobriu isso, ou que uma pesquisa apontou aquilo. É preciso dar “nome aos bois”.
Por exemplo, uma abordagem que usamos na Like é trazer o link da pesquisa, geralmente indicando qual o DOI (Digital Object Identifier, ou Identificador de Objeto Digital), que é um padrão de números e letras que identificam publicações.
Aliás, por meio deles qualquer pessoa que os digitar no Google poderá ser redirecionado e ler o artigo na íntegra, caso queira conhecer o estudo completo.
Ou seja, mais que apresentar o estudo e citar seus dados, é importante também dar à audiência a possibilidade de ler o conteúdo científico completo, para que possa tirar suas próprias conclusões se assim quiser.
5 plataformas para pesquisar conteúdo científico
Para facilitar seu trabalho, vou deixar aqui 5 plataformas que costumamos usar para produção de conteúdo, você pode acessá-las em uma nova guia e favoritar para fazer suas buscas em outro momento.
1 – https://neurosciencenews.com/
2 – https://www.healthline.com/
3 – https://www.sciencedaily.com/
4 – https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/
5 – https://www.bbc.com/news/health
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Invista na produção de conteúdo relevante
Portanto, a grande vantagem em se usar conteúdo científico nos seus posts é a possibilidade de trazer algo novo. Algo que ainda não foi abordado, saindo do mais do mesmo.
Dessa forma, quem atua com a produção de conteúdo pode preparar um material com maior credibilidade, mais completo, atual e que de fato irá agregar algo à sua audiência.
E caso queira saber mais sobre esse tema e como as publicações científicas podem ser usadas na produção de conteúdo, siga meu canal no YouTube!