Antes de tudo há algo importante que você precisa saber: A criatividade é de fato algo treinável, uma habilidade que pode ser desenvolvida e aflorada conforme a prática.
Portanto, só tem bloqueio criativo, quem está disposto a desenvolver sua criatividade! Então se você trabalha com produção de conteúdo e está passando por esse momento, não se desespere.
Uma ferramenta importante e necessária que a equipe de conteúdo da minha agência faz frequentemente é o Brainstorm. São reuniões feitas regularmente para compartilhar ideias, encontrar inspiração, incluindo conteúdos em alta para compartilhar nas redes sociais e tópicos para inspirar uma postagem de blog.
Portanto, saiba que o processo de produção de conteúdo é assim mesmo. Nem sempre é apenas sentar na frente do computador e começar a digitar milhões de palavras e tudo fluirá naturalmente.
Às vezes bate o bloqueio criativo, mas saber lidar com ele, fará você superá-lo mais rapidamente. Quer saber como? Confira o artigo abaixo!
O que é bloqueio criativo?
Os sintomas de bloqueio criativo podem incluir lutar com novas ideias para tópicos de conteúdo, além de sentimento de frustração ou desconexão com um projeto quando o poço de “grandes ideias” está seco.
Isso não significa que você se preocupa menos com o projeto ou cliente. Às vezes, é simplesmente estar tão perto de um projeto que você aparentemente esbarra em uma parede invisível.
Mas em algum momento, essa questão afeta a todos que têm uma função no marketing — designers gráficos, produtores de conteúdo, equipe de análise, desenvolvedores e estrategistas.
Então, como você vai derrubar essas paredes que o impedem de sua próxima grande ideia de conteúdo ou projeto de design?
Mudando o foco ou revisitando tudo aquilo que você já fez!
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Primeiro, não entre em pânico!
O bloqueio criativo é natural, apesar de assustador! Não existem criativos por aí que podem simplesmente criar montanhas de trabalho sem encontrar obstáculos.
Todo profissional de marketing de conteúdo passa por essa luta existencial.
Olha, se o que quer que você esteja fazendo agora não está funcionando, você obviamente não está chegando a lugar nenhum. Então você precisa limpar sua cabeça.
Se o bloqueio o incomoda, respire fundo, afaste-se do computador / bloco de notas / pena e pergaminho.
Dê um pequeno passeio, faça uma atividade física para oxigenar seu cérebro, leia um livro, ou simplesmente faça do tédio um companheiro amigo por algumas horas. Quando você voltar para sua mesa, provavelmente estará pronto para trabalhar.
Empurre a página vazia
Pode ser assustador olhar para uma página em branco e não saber o que fazer com ela. Ou seja, transformar nada em algo incrível é uma tarefa desafiadora. Costumamos chamá-la de alquimia!
Para nossa sorte, existe uma maneira melhor de escrever: faça com que você nunca precise olhar para uma página em branco.
O trabalho na produção de conteúdo não é apenas escrever, escrever, escrever, mas sim garantir que as palavras certas cheguem ao lugar certo com a mensagem certa.
Já dizia Albert Einstein: “Criatividade é a inteligência se divertindo.”
Por isso, reveja artigos que já escreveu anteriormente, posts já publicados. Veja se faltou alguma informação, se há algo novo a ser abordado, se na linha editorial do cliente tem algum ponto pouco explorado.
E já jogando essas percepções na página. Logo, isso transforma uma página vazia em uma página meio cheia.
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Quem produz conteúdo precisa consumir bons conteúdos
A maneira mais rápida de estagnar na produção de conteúdo é não ler nada. O mesmo vale para qualquer meio, realmente.
Se você quiser escrever milhares de palavras por dia, precisará ler milhares de palavras por dia. Simples. Conteúdo dentro, conteúdo fora.
Leia blogs, estudos de caso. Leia romances, anúncios, poemas, descrições de produtos, a bula de remédios! Quanto mais você lê, maior seu repertório de ideias e palavras para gastar.
Se você não lê, não pode escrever. Portanto, essa é uma lei imutável e se você está procurando evitar o bloqueio criativo, leia o máximo que puder.
Planeje seu conteúdo
Igualmente, construir um calendário editorial robusto é um golpe preventivo contra o bloqueio criativo na produção de conteúdo. É também um passo crucial para evitar a luta de pensar em tópicos de última hora.
Se o conteúdo for mapeado com semanas (ou meses) de antecedência, você terá semanas (ou meses) para planejar a próxima onda.
Também o ajuda a controlar os tópicos que você cobriu recentemente e quais áreas de negócios ou personas poderiam receber atenção em seguida.
Faça uma auditoria de conteúdo
Uma auto-auditoria pode revelar conteúdo que precisa de revitalização, bem como lacunas em suas mensagens.
Reciclar o conteúdo dá a você a chance de dar um novo fôlego à velhas histórias na forma de mensagens, vozes ou dados atualizados da marca.
Além disso, uma análise competitiva do conteúdo de seus concorrentes também pode ser proveitosa.
Eles estão abordando questões que você não está? Decerto não existem lacunas gritantes em sua estratégia de conteúdo que você poderia capitalizar?
Saber o que seus oponentes estão (ou não) fazendo pode ser uma grande fonte de inspiração.
Avante!
Com essas dicas, você conseguirá matar o dragão sentado sobre seu bloqueio criativo e verá as ideias fluindo novamente.
Além disso, é claro que aquelas técnicas clichê do dar uma volta, ouvir música, aproveitar o melhor horário do dia, entre outras, também são úteis.
Mas cada um consegue superar o bloqueio na produção de conteúdo de uma forma diferente e o importante é sempre ver qual melhor funciona com você!
E aí? Curtiu esse post sobre bloqueio criativo na produção de conteúdo? Então, vai lá e arrasa naquela folha em branco que está lhe esperando!
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